Quem sou eu

Reunião e movimento de indivíduos, organizações públicas, privadas, sociedade civil, universidades, escolas, grupos e redes juvenis, movimento estudantil, entre outros que desenvolvam ações em Meio Ambiente, Juventude e Desenvolvimento, e pessoas interessadas em integrar esforços em favor da água visando o fortalecimento da atuação juvenil em prol de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável tendo a Bacia Hidrográfica do Rio Doce como referência espacial.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um olhar para Juventude de Aimorés

Escrito pelo Grupo JuntaAí http://juntaaii.blogspot.com/ 


Aimorés é um município do leste mineiro e encontra-se na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Possui uma população de 24.969 habitantes de acordo com censo realizado pelo IBGE (2010).

A cidade de Aimorés é uma típica cidade do interior mineiro, possuindo uma população de hábitos simples e uma cultura rica, porém falta nesta pacata cidade atividades que atraiam olhares de visitantes e até mesmo da população que aqui reside.

O grupo *Junta aí* http://juntaaii.blogspot.com/ realizou uma pequena pesquisa entre a juventude aimoreense para saber na opinião dos jovens o que mais falta em nossa cidade, foi aplicado um questionário com perguntas simples para reconhecer perfil do entrevistado e suas opiniões.

1-   Nome: 
2-   Idade:
3-   Reside em Aimorés desde quando?
4-   Caso já tenha morado em outra cidade: Do que sente mais falta?
5-   Estuda? 
6-   Trabalha? Onde?
7-   Participa de algum movimento jovem?
8-   Tem participação política ativa de alguma forma?
9-   O que mais falta para o jovem Aimoreense?
10- Já se organizou para "requerer" alguma beneficio coletivo e não foi atendido?
11- Qual?Acha que falta união da juventude para movimentar a cidade?
12- O que você estaria disposto a fazer para ajudar a melhorar a vida da juventude
da cidade? (suas idéias)
13- Em sua opinião qual a opção de lazer  gostaria de ver em nossa cidade?
14- Pratica algum esporte? Qual? Tem facilidade para praticá-lo em nossa cidade?  
15- Relate um ou mais pontos Fortes e Fracos de nossa cidade. 
16- Faça um comentário ou acrescente alguma questão que gostaria de responder.

O questionário foi enviado via e-mail para os jovens que foram escolhidos aleatoriamente por redes sociais, após termos acesso aos resultados da pesquisa pôde-se observar que em sua grande maioria os jovens não participam de nenhum movimento jovem da cidade, alguns se justificam pela falta de convite ou mesmo de divulgação dos movimentos,

No item  09 em que os jovens foram questionados sobre “O que mais falta para o jovem Aimoreense?” as respostas tiveram o mesmo seguimento: em 1º lugar foi citado a falta de locais para a prática de esportes e a falta de incentivo por parte das autoridades para essa prática, em 2º lugar citou-se a falta de investimento na cultura local, de acordo com alguns entrevistados a cultura da cidade não é devidamente valorizada pela população e pelos órgãos responsáveis pelo incentivo cultural (realização de festivais de música com bandas locais, teatros, etc.), em 3º lugar foi apontada a falta de entidades que qualifiquem os jovens para o mercado profissional e a falta de empregos na cidade uma vez que o mercado de trabalho gira em torno do comércio  não oferecendo assim diversificação de oportunidades e áreas de atuação.
Ao serem questionados sobre a falta de organização e união da juventude houve unanimidade das respostas, todos os jovens opinaram que há falta de união e organização da juventude, muitas vezes ocasionada pela falta de uma liderança jovem local, porém todos os entrevistados se mostraram dispostos a atuar em algum movimento que defenda aos interesses coletivos da cidade.
Ao opinarem a respeito de qual a opção de lazer seria ideal para a cidade as respostas foram:
·               Quadras de esporte
·               Melhoramento e maior investimento na pista de Skate
·               Academias ao ar livre
·               Organização de atividades físicas (pequenas competições, caminhadas, etc)

Porém um jovem fez a observação de que não adianta haver opções de lazer se os jovens não estiverem dispostos a fazer o uso e incentivar a população em geral a utilizar-se destas opções.

Em sua maioria os jovens não praticam nenhum esporte e ao final da entrevista quando citaram os pontos “fracos” e “fortes” de nossa cidade os pontos fortes citados foram à tranqüilidade, o baixo custo de vida, a organização e limpeza da cidade. 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

IV Encontro de Agua e Juventude pelo rio Doce







O IV Encontro Técnico Água e Juventude aconteceu nos dias 2 e 3 de julho de 2011, no município de Colatina/ES. No Sindicato dos servidores municipais de Colatina que recebeu o encontro de braços abertos.
A coordenação do Encontro, foi realizada pelos integrantes do A&J Docelocal Ong SHIVA – Serviço Humanitário de Informação Vida e Arte”.
Como parte da dinâmica de todos os encontros, apos o café da manhã, foi feita a apresentação da ONG SHIVA  onde narraram suas atividades dentre o 3 anos de vida que o coletivo possui, mostrando através de varias fotos suas ações, e como se divide a organização.

 ARTE E CULTURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.


Dando Sequencia ao encontro, foi feita a presentação do A&J Doce aos presentes, onde puderam entender mais e tirar suas duvidas sobre o movimento seus objetivos e quais metas foram definidas para o primeiro ano de atuação do grupo.

Apos as apresentações iniciou se a discussão de fortalecimento de ações ambientais, dentre algumas descritas ficou o estreitamento do dialogo com as escolas locais, criação de expressões artisticas com a temática do meio ambiente, Propor uma reflexão sobre o Consumo Consciente e a cadeia do consumo a partir da Educação Ambiental.

Após o almoço algumas dinâmicas foram feitas, foi apresentado por Guilherme Nogara, imagens que vão do micro ao macro, sempre observando que fazemos parte de todo o universo que somos apenas um, e que temos que encontrar a harmonia necessária para com o mundo que vivemos, também foi apresentado alternativas de digestores, que ajudam o meio ambiente e diminuem seus gasto normais de uma moradia familiar.

A quarta parte do encontro foi a apresentação do panorama ambiental do município de Colatina foi mostrado um mini. documentário que incluía, o Corrego São silvano onde vemos que cada dia que passa esta mais poluído, áreas de Preservação permanente degradadas, e poluídas, e a estação de taramento de Esgoto do Columbia, que esta sucateada nao fazendo seu papel de despolidora de águas.

Domingo:
Apos o Café da manha, o movimento se dirigiu para o IFES de Itapina onde pode aprimorar a organização do coletivo, segue alguns pontos discutidos.

· Rever Grupos de Trabalho e funções;
· Criação de um Grupo de Trabalho para Monitoramento de Violação dos Direitos Humanos no Meio Ambiente
· Elaboração de Plano de Ações
· criação do Selo A&J-Doce. O objetivo inicial é criar o selo para ser inserido nos sites dos parceiros identificando empresas engajadas com a causa.


Visita técnica:
A participação dos alunos do IFES rendeu uma boa conversa. A receptividade entusiasmou o grupo. Estavam presentes jovens de diversas cidades. Após bate papo o grupo seguiu para visita ao distrito de Itapina. Para travessia, o grupo utilizou a balsa pelas águas do rio Doce. Na sequência caminharam pelas ruas da cidade histórica observando sua arquitetura de mais de 80 anos.