O IV Encontro Técnico Água e Juventude aconteceu nos dias 2 e 3 de julho de 2011, no município de Colatina/ES. No Sindicato dos servidores municipais de Colatina que recebeu o encontro de braços abertos.
A coordenação do Encontro, foi realizada pelos integrantes do A&J Docelocal Ong SHIVA – Serviço Humanitário de Informação Vida e Arte”.
Como parte da dinâmica de todos os encontros, apos o café da manhã, foi feita a apresentação da ONG SHIVA onde narraram suas atividades dentre o 3 anos de vida que o coletivo possui, mostrando através de varias fotos suas ações, e como se divide a organização.
ARTE E CULTURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
Dando Sequencia ao encontro, foi feita a presentação do A&J Doce aos presentes, onde puderam entender mais e tirar suas duvidas sobre o movimento seus objetivos e quais metas foram definidas para o primeiro ano de atuação do grupo.
Apos as apresentações iniciou se a discussão de fortalecimento de ações ambientais, dentre algumas descritas ficou o estreitamento do dialogo com as escolas locais, criação de expressões artisticas com a temática do meio ambiente, Propor uma reflexão sobre o Consumo Consciente e a cadeia do consumo a partir da Educação Ambiental.
Após o almoço algumas dinâmicas foram feitas, foi apresentado por Guilherme Nogara, imagens que vão do micro ao macro, sempre observando que fazemos parte de todo o universo que somos apenas um, e que temos que encontrar a harmonia necessária para com o mundo que vivemos, também foi apresentado alternativas de digestores, que ajudam o meio ambiente e diminuem seus gasto normais de uma moradia familiar.
A quarta parte do encontro foi a apresentação do panorama ambiental do município de Colatina foi mostrado um mini. documentário que incluía, o Corrego São silvano onde vemos que cada dia que passa esta mais poluído, áreas de Preservação permanente degradadas, e poluídas, e a estação de taramento de Esgoto do Columbia, que esta sucateada nao fazendo seu papel de despolidora de águas.
Domingo:
Apos o Café da manha, o movimento se dirigiu para o IFES de Itapina onde pode aprimorar a organização do coletivo, segue alguns pontos discutidos.
· Rever Grupos de Trabalho e funções;
· Criação de um Grupo de Trabalho para Monitoramento de Violação dos Direitos Humanos no Meio Ambiente
· Elaboração de Plano de Ações
· criação do Selo A&J-Doce. O objetivo inicial é criar o selo para ser inserido nos sites dos parceiros identificando empresas engajadas com a causa.
Visita técnica:
A participação dos alunos do IFES rendeu uma boa conversa. A receptividade entusiasmou o grupo. Estavam presentes jovens de diversas cidades. Após bate papo o grupo seguiu para visita ao distrito de Itapina. Para travessia, o grupo utilizou a balsa pelas águas do rio Doce. Na sequência caminharam pelas ruas da cidade histórica observando sua arquitetura de mais de 80 anos.
Por eu gostei muito desse encontro!!
ResponderExcluirPode deixa que eu vo agita o povo la no IFES!!!
valeu mesmo galera do DOCE!